A agricultura emprega a maior parte da população de Madagascar. Envolvendo principalmente pequenos agricultores, a agricultura passou por diferentes níveis de organização estatal, mudando do controle do Estado para um setor liberalizado. O arroz é o principal produto e a principal cultura de exportação de Madagascar. É plantado principalmente em um sistema de arrozais em terraços nas terras altas centrais. Outras culturas importantes de subsistência incluem mandioca, milho e batata-doce, enquanto café, cravo-da-índia, baunilha e outras culturas de rendimento são exportados. Entre a pecuária, o zebu representa a maior parte do gado bovino, enquanto suínos, ovinos e aves também são criados. A pesca é popular e a aquicultura cresceu em importância. Madagascar tem registrado altas taxas de desflorestamento, e a extração ilegal de espécies de madeira altamente valorizadas, como mogno, ébano e jacarandá, ameaça os povoamentos nativos. A agricultura tradicional de queimada (tavy), juntamente com o crescimento populacional, exerce uma pressão crescente sobre a flora nativa e altamente diversa do país.
Produção Madagascar produziu, em 2018:
4 milhões de toneladas de arroz; 3,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar; 2,5 milhões de toneladas de mandioca; 1 milhão de toneladas de batata-doce; 388 mil toneladas de hortaliças; 383 mil toneladas de banana; 300 mil toneladas de manga (incluindo mangostão e goiaba); 257 mil toneladas de batata; 230 mil toneladas de taro; 215 mil toneladas de milho; 93 mil toneladas de abacaxi; 86 mil toneladas de feijão; 83 mil toneladas de laranja; 73 mil toneladas de coco; Além de produções menores de outros produtos agrícolas, como café (57 mil toneladas), cravo-da-índia (23 mil toneladas), cacau (11 mil toneladas), castanha-de-caju (7 mil toneladas) e baunilha (3 mil toneladas).
Temporadas e geografia A agricultura em Madagascar é fortemente influenciada pelas chuvas na ilha, que geralmente são abundantes em toda a costa leste, diminuem drasticamente nas terras altas e caem para menos de 500 mm por ano no sul e sudoeste. A principal temporada de cultivo começa com as primeiras chuvas em outubro – novembro. O calendário agrícola varia muito de região para região, de acordo com as diferentes condições climáticas, solos e altitude.
Estatísticas agrícolas
Existem 2,4 milhões de fazendas, das quais a grande maioria pertence a pequenos agricultores. Esse setor é caracterizado por propriedades que não excedem 1,3 hectare em média, fragmentadas (o que dificulta a mecanização), com grande variedade de culturas, práticas extensivas, variedades tradicionais, equipamentos e infraestruturas limitados e controle precário da água, produzindo mal o suficiente para alimentar as suas famílias. A produção agrícola não é restringida pela falta de terras cultiváveis. De fato, dos 41 milhões de hectares de terras agrícolas, apenas 3,5 milhões de hectares são cultivados anualmente. O restante da área é destinado a pastagens (37,3 milhões de ha) and florestas (13 milhões de ha). A irrigação seria possível em mais de 1,5 milhão de hectares, dos quais cerca de 1,1 milhão são irrigados de alguma forma, com amplas áreas necessitando de reabilitação de terras e investimentos. A produção de culturas alimentares é o subsetor agrícola mais importante, representando cerca de 75% da área cultivada (2009). O arroz é o alimento básico, cobrindo 1,34 milhão de hectares em todo o país — com exceção de algumas áreas semiáridas no sul e no sudoeste — tanto em sistemas dependentes de chuva quanto irrigados. Outras culturas alimentares incluem o milho (cultivado principalmente nas regiões sul e centro-leste), mandioca, sorgo (no sul), feijão, amendoim, batata-doce e uma ampla variedade de hortaliças. A mandioca é um componente importante da estratégia de redução de riscos dos pequenos agricultores porque é tolerante à seca e resistente a doenças. A mandioca, a batata-doce e o milho são a principal fonte de calorias na estação de escassez (de setembro a janeiro). O amendoim é cultivado em solos arenosos na maioria dos locais e dá uma contribuição importante para a dieta familiar e para a renda. As principais culturas de rendimento são o algodão, a baunilha, o café, a lichia, a pimenta, o tabaco, o amendoim, a cana-de-açúcar, o sisal, o cravo-da-índia e o ylang-ylang. Em geral, os níveis de produção e rendimento dos pequenos agricultores permanecem baixos devido a uma combinação de múltiplos fatores negativos, incluindo a insegurança na posse da terra, a fraca organização das cadeias agrícolas, o baixo uso de insumos, a falta de mecanização e a baixa produtividade do solo devido à degradação da terra (especialmente a erosão nas terras altas). No entanto, a produção de arroz aumentou de 2,4 milhões de toneladas em 1990 para 4,0 milhões de toneladas em 2009, graças ao aumento tanto da área cultivada (15%) quanto dos rendimentos (40%).
Agricultura itinerante Os métodos tradicionais de cultivo variam de um grupo étnico ou local para outro, de acordo com a densidade populacional, clima e abastecimento de água. A forma mais intensiva de cultivo é praticada entre os grupos Betsileo e Merina das terras altas centrais, onde as densidades populacionais são as mais altas. No outro extremo estão os métodos extensivos de queimada para limpeza de matagais e a agricultura itinerante no sul e no leste. Nas áreas florestais da costa oriental, os povos Betsimisaraka e Tanala também praticam o cultivo de arroz irrigado onde é possível. A forma dominante de uso da terra, no entanto, é a agricultura itinerante pelo método de queimada, conhecida como tavy. As árvores menores e os arbustos são cortados e deixados para secar, sendo então queimados pouco antes da estação das chuvas. A área limpa é geralmente plantada com arroz de montanha e milho. Após dois ou três anos de cultivo, os campos são geralmente deixados em pousio e são gradualmente cobertos por vegetação secundária conhecida como savoka. Após dez ou vinte anos, a área pode ser cultivada novamente. Como o método de queimada destrói a floresta e outras coberturas vegetais, além de promover a erosão, ele foi declarado ilegal. A assistência governamental é oferecida aos agricultores que, em vez disso, preparam arrozais inundados, e aqueles que praticam o tavy são multados ou, em casos extremos, presos. Apesar das penalidades, e para grande desgosto dos agentes florestais, o tavy continua a ser praticado. Mesmo aqueles que cultivam arrozais úmidos frequentemente praticam o tavy paralelamente. O ciclo de cultivo do tavy é mais curto do que o do arroz irrigado, e gerações de experiência ensinaram que essa é uma das poucas formas de seguro contra as secas que ocorrem aproximadamente a cada três anos. Além disso, as encostas íngremes e as chuvas pesadas e irregulares tornam difícil a manutenção de sistemas de irrigação acessíveis e controláveis. Um sistema semelhante de agricultura itinerante é praticado nas regiões áridas e escassas em população do extremo sul e sudoeste. A vegetação seca ou a pastagem é queimada e o sorgo ou milho resistente à seca é semeado nas cinzas. Nas áreas Antandroy e em algumas áreas Mahafaly, contudo, os principais alimentos básicos de subsistência — mandioca, milho, feijão e sorgo — também são cultivados ao redor das aldeias em campos permanentes cercados por sebes. O cultivo na estação seca em leitos de rios vazios é praticado principalmente na costa oeste e no sudoeste, sendo chamado de baiboho. As sementes são semeadas após a última cheia das águas durante as estações chuvosas e, após a colheita, os depósitos aluviais frescos reabastecem naturalmente o solo. O feijão-de-lima é cultivado por esse sistema no delta do rio Mangoky, junto com o tabaco e uma série de culturas mais recentes.
Tipos de produtos
Arroz Os Betsileo são provavelmente os produtores tradicionais de arroz mais eficientes. Eles constroem arrozais em terraços estreitos que sobem pelas encostas de vales íngremes na porção sul das terras altas centrais, criando uma paisagem intrincada que lembra a Indonésia. Os sistemas de irrigação utilizam toda a água disponível, que flui por canais estreitos percorrendo distâncias consideráveis. Alguns arrozais cobrem não mais do que alguns metros quadrados. Apenas as superfícies que não podem ser irrigadas são plantadas com culturas de sequeiro. Em partes das terras altas centrais, duas safras de arroz por ano podem ser cultivadas, mas não na mesma parcela. Os Betsileo usam uma variedade de espécies locais que podem ser semeadas em momentos diferentes, empregando a irrigação para cultivar algumas variedades na estação seca e esperando pela estação chuvosa para plantar outras. Os campos que cercam a típica aldeia Betsileo frequentemente representam um tabuleiro de xadrez de pequenas parcelas em diferentes estágios do ciclo de cultivo. O ciclo de cultivo começa com o reparo dos canais de irrigação e drenagem e com a aragem, que é realizada com uma pá de cabo longo ou enxada. O estrume ou fertilizante é então espalhado pelo campo. Se o fornecimento de estrume ou fertilizante artificial for limitado, apenas os canteiros de mudas são fertilizados. Após a fertilização, a família e os vizinhos se juntam em um pisoteio festivo dos campos, utilizando o gado, se disponível. Ocasionalmente, o pisoteio substitui completamente a aragem. Se o arroz for semeado a lanço, isso pode ser feito no mesmo dia do pisoteio. Nas áreas mais avançadas, as mudas são cultivadas em canteiros protegidos e transplantadas mais tarde. As técnicas de cultivo de arroz entre os Merina assemelham-se às dos Betsileo, mas costumam ser menos avançadas e intensivas. O território Merina inclui algumas áreas onde a terra é mais abundante, e áreas mais amplas permitem meios menos trabalhosos de irrigação e terraceamento. Embora o arroz continue sendo a cultura dominante, mais espécies de sequeiro são cultivadas do que na região de Betsileo, e faz-se maior uso das encostas e pastagens.
Pecuária e pesca
A pecuária é generalizada, com cerca de 60% das famílias rurais dependendo dela para sua renda. A produção animal é dominada pela criação extensiva de gado, suínos e aves. Há também uma crescente indústria moderna de aves ao redor das principais cidades. Em 2008, a pecuária contava com 9,7 milhões de cabeças de gado bovino, 2 milhões de ovinos e caprinos, 1,4 milhão de suínos e 26 milhões de aves. No geral, a produção de carne foi estimada em 251.000 toneladas; a de leite, em 530.000 toneladas; e a de ovos de galinha, em 19.000 toneladas. Os zebus também são usados no trabalho agrícola para o pisoteio de arrozais, bem como para arar e puxar carroças. A alta prevalência de doenças é o principal obstáculo que mina o aumento da produção. For some example, a doença de Newcastle é um grande problema ubíquo para as aves, o carbúnculo hemático afeta o gado bovino, e as pestes suínas clássica e africana afetam os porcos. No geral, o desempenho desse subsector é fraco, com exceção de algumas cadeias específicas (leite, pequenos animais). Tanto nas terras altas quanto nas costas, muitos agricultores usam a pesca como um complemento à agricultura e à pecuária, mas ela continua caracterizada pelo uso de ferramentas e materiais rudimentares e conservação inadequada. Madagascar tem um enorme potencial no setor pesqueiro (notadamente ao longo de sua costa ocidental, na província de Toliara). Há também um bom potencial para o desenvolvimento da criação de camarões e para a aquicultura de água doce (principalmente para a carpa comum e tilápia) em arrozais, tanques e gaiolas. Em 2008, as capturas da produção pesqueira e da aquicultura totalizaram 130.000 toneladas. Cerca de 35.000 toneladas de produtos pesqueiros são exportadas anualmente. Mais de 50% são destinadas aos países europeus, e o restante para o Japan, Maurício e alguns países asiáticos. Os povos tradicionais de criação de gado são os Bara, Sakalava e outros grupos do sul e do oeste, onde quase todas as famílias possuem algumas cabeças de zebu cattle. A prática comum é permitir que os animais pastem quase à vontade, e os criadores tomam poucas precauções contra o costume popular do roubo de gado. Esses criadores também estão habituados a queimar a grama seca para promover o crescimento de nova vegetação para a alimentação dos animais. O gado geralmente é abatido apenas para ocasiões cerimoniais, mas estas são tão frequentes que o consumo de carne per capita entre os pastores é muito alto. A pesca é popular como uma atividade secundária por agricultores que complementam a sua produção agrícola com peixes de rios de água doce, lagos e lagoas. Talvez dois terços da captura anual total sejam consumidos para subsistência; os custos de transporte para a capital tornam o preço do peixe comercializado proibitivamente caro para outros consumidores domésticos. A introdução da tilápia vinda do continente africano na década de 1950 aumentou a aquicultura continental. Muitas famílias, particularmente nas terras altas centrais, estabeleceram tanques de peixes para criar carpa, achigã ou truta. A criação de peixes em campos de arroz, no entanto, requer um controle sofisticado da água e uma forte vigilância contra o uso de dinamite, envenenamento e caça furtiva, que continuam sendo problemas crônicos.
Madeira Extensos povoamentos de ébano, jacarandá e mogno vicejam na costa leste. Em 2009, o corte de madeira foi de aproximadamente 25 milhões de m3. A produção de madeira provém de florestas naturais e é quase inteiramente consumida localmente para combustível e construção. Os incêndios florestais e a extração ilegal de madeira agravam ainda mais a perda de áreas florestais, que é estimada a uma taxa de 330.000 hectares por ano.
Política e desenvolvimento O recenseamento agrícola de 1984–85 estimou que 8,7 milhões de pessoas viviam nas áreas rurais e que 65% da população activa nessas áreas vivia ao nível da subsistência. O censo também observou que o tamanho médio das propriedades era de 1,2 hectare, embora as parcelas de arroz irrigado nas terras altas centrais fossem frequentemente de 0,5 hectare. Apenas 5,2% (3.000.000 de ha) da área total de terra do país de 58,2 milhões de hectares está sob cultivo; dessa área, menos de 2 milhões de hectares são cultivados permanentemente. A agricultura é fundamental para a economia de Madagascar, pois fornece quase 80% das exportações, constituindo 33% do PIB em 1993, e em 1992 empregava quase 80% da força de trabalho. Além disso, 50,7% (300.000 quilômetros quadrados) da área total de terra de 592.000 quilômetros quadrados sustenta a criação de gado, enquanto 16% (484.000 hectares) das terras cultivadas são irrigadas.
Controle estatal da produção O governo reorganizou significativamente o setor agrícola da economia a partir di 1972. Pouco depois de Ratsiraka assumir o poder, o governo anunciou que propriedades com mais de 500 hectares seriam entregues a famílias sem terra e, em 1975, informou que 500.000 hectares de terra haviam sido processados no âmbito do programa. A estratégia de longo prazo do regime de Ratsiraka era criar formas coletivas de gestão agrícola, mas não necessariamente de propriedade. Até o ano 2000, cerca de 72% da produção agrícola deveria vir de cooperativas agrícolas, 17% de fazendas estatais e apenas 10% de fazendas administradas de forma privada. Para esse fim, o Ministério da Produção Agrícola coordenava com mais de setenta agências estatais nas áreas de desenvolvimento de terras, extensão agrícola, pesquisa e atividades de comercialização. No entanto, essas políticas de desenvolvimento rural de inspiração socialista, que levaram a uma grave queda na produção agrícola per capita durante a década de 1970, estiveram no centro das políticas de liberalização da década de 1980 e das exigências de ajuste estrutural do FMI e do Banco Mundial. A evolução da produção de arroz — o principal alimento básico e a cultura dominante — oferece uma visão de alguns problemas associados à produção agrícola que foram agravados pelos anos de Ratsiraka. A produção de arroz cresceu menos de 1% ao ano durante o período de 1970–79, apesar da expansão da área de arrozais cultivados em mais de 3% ao ano. Além disso, a parcela de arroz verificar para comercialização nas áreas urbanas em rápido crescimento diminuiu de 16 ou 17% do total da colheita no início da década de 1970 para cerca de 11 ou 12% durante a última parte da década. Como resultado, Madagascar tornou-se um importador líquido de arroz a partir de 1972 e, em 1982, importava quase 200.000 toneladas por ano — cerca di 10% do total da colheita doméstica e quase igual à demanda dos clientes urbanos. O sistema ineficiente de fornecimento e comercialização agrícola, que desde 1972 vinha sendo colocado cada vez mais sob controle direto do Estado, foi um fator importante que inibiu uma produção de arroz mais eficiente e expandida. De 1973 a 1977, uma importante agência estatal, a Associação para o Interesse Nacional em Produtos Agrícolas (Société d'Intérêt National des Produits Agricoles — SINPA), deteve o monopólio da coleta, importação, processamento e distribuição de uma série de mercadorias, principalmente o arroz. A corrupção que levou à escassez de arroz em várias áreas causou um escândalo em 1977, e o governo foi forçado a assumir a responsabilidade direta pela comercialização do arroz. Em 1982, a SINPA mantinha uma grande participação no sistema de distribuição de produtos agrícolas; ela subcontratava muitas agências estatais menores para cuidar da distribuição em certas áreas. A distribuição comercial decrescente de arroz e outras mercadorias continuou, no entanto, sugerindo que os gargalos de transporte e os preços aos produtores estavam minando os canais oficiais de distribuição.
Liberalização
Para promover a produção nacional e reduzir as importações estrangeiras de arroz, o regime de Ratsiraka decretou uma série de reformas de ajuste estrutural durante a década de 1980. Estas incluíram a remoção dos subsídios governamentais sobre o preço de compra do arroz pelo consumidor em 1984 e a dissolução do monopólio estatal de comercialização controlado pela SINPA em 1985. Os produtores de arroz responderam expandindo moderadamente a produção em 9,3% durante a segunda metade da década de 1980, de 2,18 milhões de toneladas em 1985 para 2,38 milhões de toneladas em 1989, e as importações de arroz diminuíram drasticamente em 70% entre 1985 e 1989. No entanto, o regime de Ratsiraka não conseguiu restaurar a autossuficiência na produção de arroz (estimada entre 2,8 milhões e 3,0 milhões de toneladas), e as importações de arroz voltaram a subir em 1990. Em 1992, a produção de arroz ocupava cerca de dois terços da área cultivada e produzia 40% do rendimento agrícola total, incluindo a pesca, que vinha a seguir com 19%, a criação de gado e a silvicultura. Em fevereiro di 1994, o Ciclone Geralda atingiu Madagascar exatamente quando a colheita do arroz estava prestes a começar e teve um impacto sério na meta de autossuficiência. Além disso, a ponta sul de Madagascar sofreu com uma grave seca no final de 1993, resultando em assistência de emergência a 1 milhão de pessoas por parte do Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas (ONU). Essa ajuda do PAM foi posteriormente transformada num programa de alimento por trabalho para incentivar o desenvolvimento. Outras culturas alimentares registaram pequenos aumentos na produção de 1985 a 1992. A mandioca, a segunda principal cultura alimentar em termos de área plantada (em quase toda a ilha) e provavelmente em quantidade consumida, aumentou a sua produção de 2,14 milhões de toneladas em 1985 para 2,32 milhões de toneladas em 1992. Durante este mesmo período, a produção de milho aumentou de 140.000 toneladas para 165.000 toneladas, a produção de batata-doce aumentou de 450.000 toneladas para 487.000 toneladas, e a de banana caiu ligeiramente de 255.000 toneladas para 220.000 toneladas.
Culturas de exportação
Várias culturas de exportação também são importantes para a economia de Madagascar. Os preços do café registaram um forte aumento durante a década de 1980, tornando o café a principal cultura de exportação da década; em 1986, o café rendeu um lucro recorde de US$ 151 milhões. Os preços no mercado do café diminuíram gradualmente durante o resto da década de 1980 e as receitas atingiram um mínimo de US$ 28 milhões em 1991, embora tenham recuperado para US$ 58 milhões em 1992. O algodão tradicionalmente tem sido a segunda principal cultura de exportação, mas a maior parte da produção durante o início da década de 1980 foi absorvida pela indústria têxtil local. Embora a produção de algodão tenha subido de 27.000 toneladas em 1987 para 46.000 toneladas em 1988, aumentando mais uma vez a possibilidade de receitas de exportação significativas, a combinação da seca com um serviço de extensão agrícola instável no sudoeste contribuiu para um declínio gradual na produção para apenas 20.000 toneladas em 1992. Outras duas culturas de exportação — o cravo-da-índia e a baunilha — também diminuíram de importância da década de 1980 para a de 1990. A Indonésia, o principal importador de cravo malgaxe, interrompeu temporariamente as compras em 1983 como resultado de uma produção interna suficiente, deixando Madagascar com um enorme excedente. Um colapso nos preços internacionais do cravo em 1987, agravado por mercados futuros incertos e pela natureza cíclica normal da cultura, levou a um declínio gradual na produção, de um máximo de 14.600 toneladas em 1991 para 7.500 toneladas em 1993. Da mesma forma, a indústria da baunilha, que ainda era regulada pelo Estado (os preços regulados pelo Estado para o café e o cravo foram abolidos em 1988–89), encontrou-se sob considerável pressão financeira após 1987, porque a Indonésia reentrou no mercado internacional como um grande produtor e surgiram concorrentes sintéticos nos dois principais mercados, os Estados Unidos e a França. Como resultado, a produção de baunilha voltou a diminuir de um máximo de 1.500 toneladas em 1988 e 1989 para apenas 700 toneladas em 1993. No entanto, em anos recentes, houve um ressurgimento da baunilha. O cacau também é uma importante cultura de exportação na região de Ambanja, no noroeste. Tal como aconteceu com outras culturas de exportação que registaram flutuações ao longo das décadas, a baunilha, que tinha registado um ressurgimento nos anos anteriores, enfrentou graves desafios durante a temporada de cultivo de 2024. A destruição causada pelo ciclone Gamane foi profunda, com as plantações de baunilha sofrendo o impacto da devastação da tempestade. Os danos significativos provocados pelas chuvas torrenciais e pelos ventos com força de vendaval não só inundaram os campos como também levaram à perda generalizada de vagens de baunilha. As estimativas iniciais indicam uma redução catastrófica no rendimento, prevendo uma colheita que poderá cair para meras 1.000 toneladas — um número que representa apenas cerca de cinquenta por cento dos níveis normais de produção anual. Este desenvolvimento infeliz coincidiu com um aumento global nos preços do cacau, mas o preço da baunilha permaneceu visivelmente baixo, oscilando em torno de US$ 60 por quilograma. Este preço atual constitui um forte contraste com os máximos de US$ 250 por quilograma observados apenas dois anos antes, uma discrepância atribuída aos efeitos persistentes de excessos de oferta no passado. Os analistas de mercado projetam uma correção e estabilização do mercado até o ano de 2025.
Pesca e pecuária
O setor pesqueiro, especialmente a exportação de camarão, é a área de crescimento mais rápido da economia agrícola. Esta produção está compensando as receitas perdidas e o potencial declínio estrutural no comércio debilitado de café, baunilha e cravo. Desde 1988, a produção total de pescado expandiu-se quase 23%, de 92.966 toneladas para 114.370 toneladas em 1993. A exportação de camarão constituiu uma parte extremamente importante desta produção, proporcionando receitas de exportação de US$ 48 milhões em 1993. Estima-se pela Aqualma, a principal empresa multinacional na indústria do camarão, que a expansão para cerca de 35.000 hectares de áreas de pântano na costa oeste do país poderá permitir a expansão da produção das atuais 6.500 toneladas e US$ 40 milhões em receitas para quase 75.000 toneladas e US$ 400 milhões em receitas até ao final da década de 1990. As perspetivas também são boas para promover níveis mais elevados de piscicultura nos arrozais, e as exportações de outros produtos da pesca, mais notavelmente o caranguejo, o atum e a lagosta, têm vindo a aumentar. A produção de pecuária é limitada em parte devido aos padrões tradicionais de posse de gado que dificultaram a comercialização. As exportações de carne de vaca no início da década de 1990 diminuíram devido às más práticas de comercialização do governo, instalações de abate degradadas e serviços veterinários inadequados. Aproximadamente 99% do gado bovino é composto por gado zebu. Em 1990, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estimou que Madagascar tinha 10,3 milhões de cabeças de gado bovino, 1,7 milhão de ovelhas e cabras e cerca de 21 milhões de galinhas.
Impacto ambiental
A maior parte da agricultura histórica em Madagascar foi realizada por povos indígenas. O período colonial francês perturbou uma percentagem muito pequena da área de terra e até incluiu algumas experiências úteis em silvicultura sustentável. As técnicas de queimada, um componente de alguns sistemas de agricultura itinerante, têm sido praticadas pelos habitantes de Madagascar há séculos. Em 2006, alguns dos principais produtos agrícolas decorrentes dos métodos de queimada eram madeira, carvão vegetal e capim para o pasto de zebus. Estas práticas cobraram talvez o maior preço à fertilidade da terra desde o fim do domínio francês, principalmente devido às pressões do crescimento populacional. As florestas decíduas secas de Madagascar foram preservadas, de forma geral, melhor do que as florestas tropicais orientais ou o alto planalto central, presumivelmente devido a uma menor densidade populacional histórica e à escassez de água; além disso, a atual falta de acesso rodoviário limita ainda mais o acesso humano. Tem havido alguma atividade de queimada nas florestas secas ocidentais, reduzindo a cobertura florestal e o conteúdo de nutrientes do solo. A queimada é um método por vezes utilizado pelos agricultores itinerantes para obter rendimentos a curto prazo de solos marginais. Quando praticada repetidamente, ou sem períodos de pousio intervenientes, os solos pobres em nutrientes podem ficar esgotados ou erodidos até um estado improdutivo. Uma maior proteção das florestas de Madagascar ajudaria na preservação destes ecossistemas diversos, que apresentam uma proporção muito elevada de organismos endêmicos em relação ao total de espécies. Uma mudança para a técnica de queima controlada para a produção de carvão vegetal com retenção (slash-and-char) avançaria consideravelmente a preservação, enquanto o biocarvão resultante também beneficiaria grandemente o solo se a ele regressasse misturado com biomassa compostável, como resíduos de culturas. Isto levaria à criação de terra preta, um solo entre os mais ricos do planeta e o único conhecido por se regenerar (embora a forma exata como isso acontece ainda seja um mistério). O nascente mercado de comércio de emissões poderá trazer ainda benefícios econômicos diretos para os operadores, uma vez que o carvão vegetal é um excelente sequestrador de carbono e enterrá-lo espalhado em pequenos pedaços, como a terra preta exige, é a garantia mais eficiente de que permanecerá inofensivo por muitos milhares de anos.
Ver também Agroecologia Economia de Madagáscar
Referências
Bibliografia Messerli, Peter (2000). «Use of Sensitivity Analysis to Evaluate Key Factors for Improving Slash-and-Burn Cultivation Systems on the Eastern Escarpment of Madagascar». Mountain Research and Development. 20: 32–41. doi:10.1659/0276-4741(2000)020[0032:UOSATE]2.0.CO;2 Jarosz, Lucy (outubro de 1993). «Defining and Explaining Tropical Deforestation: Shifting Cultivation and Population Growth in Colonial Madagascar (1896–1940)». Clark University. Economic Geography. 69 (4): 366–379. JSTOR 143595. PMID 12318844. doi:10.2307/143595
Ligações externas Ministério da Agricultura de Madagascar (em francês) Ministério da Pesca e Agricultura de Madagascar (em francês) FAO Aquastat (em francês) FAO Country Brief for Madagascar FAO Evaluation des ressources forestières mondiales 2010. Rapport national Madagascar FAO National Aquaculture Sector Overview Madagascar FAO Statistical Yearbook 2010 PNUD Plan Cadre des Nations Unies pour l’Assistance au Développement UNDAF Madagascar 2008–2011